Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 12 de setembro de 2009

Descalabro na saúde pública do Distrito Federal

O deputado Chico Leite, PT, espera ser o indicado pelo seu partido para integrar a CPI da Saúde. Criada pela CLDF na última quinta-feira, dia 10, a CPI aguarda que os partidos indiquem seus representantes, passo necessário para que os trabalhos de apuração das irregularidades na saúde sejam iniciados.

O deputado deverá ser o representante do PT na CPI por ser o parlamentar na CLDF que mais tem denunciado as mazelas no sistema público de saúde do Distrito Federal, mazelas das quais as populações, especialmente as menos favorecidas, são as maiores vítimas.

Algumas das irregularidades apontadas são a ausência de licitação, terceirizações não muito claras, privilégios à iniciativa privada, falta de equipamentos e também manutenção dos existentes, falta de pessoal para operação de equipamentos em hospitais, fazendo com que o GDF pague às clínicas privadas por serviços que deveriam ser prestados diretamente pelo governo.

Deverá merecer especial atenção da CPI o estranho caso do Hospital Regional de Santa Maria. Com serviços terceirizados, inclusive sem licitação pública, o hospital não passa ainda de uma simples unidade de prestação de serviços ambulatoriais, mantendo a sobrecarga e a deficiência do Hospital Regional do Gama. O povo sofrendo nas filas dos hospitais e uma grande estrutura ociosa em Santa Maria. Coisas inexplicáveis, certamente.