Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Determinação do STF é para afastar senador, mas Sarney faz é desagravo

Quinta, 29 de outubro de 2009
O STF, Supremo Tribunal Federal, decidiu na tarde ontem que a Mesa Diretora do Senado terá que afastar imediatamente o senador Expedito Júnior (PSDB-Rondônia) e dar posse a Acir Gurgacz (PDT).  O que fez Sarney, presidente do Senado, foi comandar uma sessão ontem de desagravo ao senador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Quem atentamente viu a sessão do Senado deve ter  facilmente identificado algumas das pessoas que têm impedido o cumprimento das decisões judiciais que determinam a cassação do senador por Rondônia
Sarney, apoiado por alguns outros senadores, poderia expressar seu sentimento de desagravo e de apoio a quem bem entendesse, mas teria, pela determinação do STF, de declarar vaga a cadeira ocupada pelo senador tucano de Rondônia. E mais, deveria empossar o segundo colocado nas eleições para senador nas eleições de 2006.
Para um estado que se diz de direito, o comportamento de Sarney e seu grupo mais próximo é um péssimo exemplo. Um perigoso exemplo. A postergação do cumprimento das decisões do TSE, e agora do STF, é inadmissível. Fosse o Brasil um país sério, isso não acabaria bem. Melhor, acabaria muito bem, pois ficaríamos livres de algumas coisas ruins para o país.