Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cristovam quer que Lula interceda junto ao presidente do Irã em favor de cientista preso

Sexta, 27 de novembro de 2009
Da Agência Senado
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (26), ter transmitido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério das Relações Exteriores, pedido que recebeu solicitando sua intervenção junto ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadimejad, no sentido de evitar a condenação à morte do cientista de iraniano-americano Kian Taibackhsh.
O cientista cumpre pena no Irã, onde foi condenado a 15 anos de prisão sob a acusação de ter participado das manifestações que ocorreram após as últimas eleições naquele país. Agora, informou o senador, o cientista está sendo acusado de espionagem, o que significa que poderá ser condenado à morte.
Cristovam pediu ao presidente Lula que dê um telefone ao presidente do Irã, usando a autoridade que adquiriu ao recebê-lo no Brasil e lembrando a maneira como ele foi recebido pelas autoridades brasileiras e faça um apelo pela vida do cientista.
O senador acrescentou que, se fosse o presidente Lula, pediria também a Mahmoud Ahmadimejad o fim da pena de morte no Irã.