Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Distrito Federal é hoje um "mar de lama", diz Cristovam Buarque

Sexta, 4 de dezembro de 2009
Da Agência Senado
Para Cristovam, o Distrito Federal é hoje 'um mar de lama'
Numa análise do impacto que políticos corruptos causam hoje na sociedade brasileira, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comparou o Distrito Federal a um mar de lama. Referindo-se a um rock que compara o eixo que corta o centro de Brasília a uma praia, Cristovam disse, na manhã desta sexta-feira (04), que os fatos dos últimos dias enlamearam a capital da República.
Num discurso em plenário, Cristovam referiu-se às desilusões do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que disse acreditar na ira popular para combater a desmoralização da atividade política no Brasil. Cristovam enfileirou-se com Simon no entendimento de que não há mais esperança, mas sublinhou que não se pode perder a vontade de lutar.
- E para ter a vontade de lutar, pode-se até não ter esperança, mas tem-se que ter um objetivo de onde se quer chegar. Ainda que a gente diga que não tem esperança de ver aquele objetivo na vida da gente, a gente tem que ter um objetivo. E essa é a minha reflexão: onde erramos? O que fazer?
De acordo com Cristovam, são vários os fatores que conspiraram para que a atividade política no Brasil chegasse a esse ponto. Entre as causas por ele enumeradas, está a profissionalização da política que, em sua avaliação, obriga hoje o político a dizer exatamente o que a população, sondada em pesquisas de opinião, deseja ouvir.
- A política deveria ser uma função, mas virou uma profissão. Nós deveríamos ter aqui a clareza de que estamos com uma função específica, com um mandato determinado para realizar uma tarefa clara, numa luta para construir um país melhor. Lamentavelmente, nós transformamos a função política em uma profissão de políticos.