Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O azar que a folha dá

Sexta, 22 de janeiro de 2010
Se alguém ainda achava que arruda dava sorte, deve estar mudando sua superstição. No DF, pelo menos, a folha murcha numa velocidade nunca vista e assim mesmo os maus agouros não se afastam. Agora é o deputado Alírio Neto que, na condição de presidente da CPI do Arruda, comissão que inadequadamente foi alcunhada na CLDF de CPI da Codeplan, deverá se haver com o seu partido, o PPS.

Ele, Alírio, encerrou numa paulada só a CPI, alegando que a decisão da Justiça do DF determinando o afastamento da comissão de todos aqueles distritais citados na Operação Caixa de Pandora, obrigaria também o encerramento da comissão. O juiz que decidiu pelo afastamento dos deputados declarou hoje, sexta-feira, que a sua decisão restringe-se apenas às deliberações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão Especial (ainda não criada).

O deputado que na manhã do dia que “encerrou” a CPI havia, segundo noticiado pela imprensa, conversado com o governador acusado de corrupção, terá que se explicar ao PPS. O partido quer o deputado explicando no seu Conselho de Ética a decisão de encerrar a CPI e quais teriam sido os motivos de ter tomado estranha decisão.
Em nota divulgada hoje, o PPS afirma que Alírio Neto violou o que os diretórios nacional e do Distrito Federal haviam determinado, isto é, que o partido teria que manter uma posição pela apuração das denúncias da Caixa de Pandora e também lutar pelo afastamento de Arruda. Assinado por Roberto Freire, presidente nacional do partido, a nota esclarece que o Conselho de Ética do PPS do DF será breve na análise do caso do deputado Alírio, encaminhando o parecer e informando as medidas a serem tomadas.
Para demonstrar ainda que Arruda dá azar, o presidente em exercício da CLDF, deputado Patrício, acabou com o recesso dos distritais, ato publicado no DCL (Diário da Câmara Legislativa) desta sexta-feira. O ato requer que os líderes de partidos indiquem quais os membros que comporão a CPI do Arruda, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a Comissão Especial que analisará os pedidos de impedimento do governador.

Muita coisa está dando errado para Arruda e para sua base parlamentar e auxiliares.

Arruda dá ou não dá azar?