Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os Mensalões do Brasil

Sexta, 19 de fevereiro de 2010
O Demsalão está dando o maior rebu aqui em Brasília. Governador que sempre foi arrogante se encontra no xadrez. Seu vice, que está à frente do governo do DF, arrochado por tudo que é lado, diz que renuncia, mas na última hora renuncia à renúncia. Uma penca de deputados distritais é apontada por Durval Barbosa, o cinegrafista do Cerrado, como metida até o pescoço na lama da corrupção. Segundo Durval, estariam atolados nessa lama os 19 distritais que são (ou eram? Afinal, ratos são os primeiros a abandonarem o navio que naufraga) da base parlamentar de Arruda.
A sociedade foi às ruas, à própria Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), e também à Justiça. Essa, por sua vez, trancafiou o governador no xadrez, local que, dizem, é confortável, se é que alguma cadeia é local confortável, mesmo que eventualmente não possua grades e nem outros presos batendo canecos e pratos. A Procuradoria-Geral da República resolveu, diante de tanto descalabro no Distrito Federal, entrar com pedido de intervenção federal nessa unidade da federação. Para a Procuradoria-Geral, está tudo contaminado. Como diz uma música por aí, “está tudo dominado”.
Brasília está indignada. Não sabe como e quando tudo isso terminará.
Enquanto isso...o Mensalão nacional, aquele cuja denúncia do Ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), apontou 40 integrantes, aquele mensalão que também comprou parlamentares, partidos e tudo o mais, se arrasta no âmbito da Justiça do nosso país. Possivelmente muitos “mensaleiros” escaparão da merecida punição, isso em razão da lentidão com que as coisas são apuradas no Brasil, especialmente quando se tem advogados “especialistas” na defesa.
Quanto a este mensalão nacional, o jornal Folha de São Paulo de hoje vem explorando o tema. A reportagem tem o título “Lula silencia há 3 meses sobre mensalão”. Informa a reportagem que o STF reenvia a Lula 33 questões do Ministério Público sobre o processo do Mensalão do PT. (Já que chamamos o de Brasília de Demsalão, seria apropriado também chamar o outro de Mensalão do PT. Nada mais natural). As perguntas feitas ao presidente do Brasil tentam, na essência, saber se Lula foi informado sobre repasses do PT a aliados, como afirmou Roberto Jefferson na época que estourou o mensalão do PT.
Lula, que não tem prazo para se manifestar quanto a tais perguntas, permanece calado. Mensalão dos outros não dói, mas o nosso...como dói. Lula não é réu no processo do STF, mas foi indicado como testemunha de defesa de Roberto Jefferson e de José Janene.
Janene foi aquele deputado do PTB apontado como tendo recebido a bagatela de R$4,1 milhões do esquema do Mensalão nacional. Depois de mais de um ano de protelações, a Câmara dos Deputados em sessão esvaziada, intencionalmente, claro, não cassou o seu mandato. Não se conseguiu os 257 votos necessários para isso. Apenas 210 dos deputados presentes à sessão votaram pela cassação. Hoje ele é aposentado pela Câmara Federal, recebendo uma boa grana dos contribuintes brasileiros.
Roberto Jefferson era deputado federal e botou a boca no trombone, denunciando o Mensalão do PT, denunciando que seu partido, também outros e muitos deputados recebiam grana, muita grana, para votar de acordo com as determinações do governo Lula. Pena que não tenha mostrado a eficácia e eficiência de um Durval Barbosa. Hoje, por mais estranho que pareça, Roberto Jefferson é aliado de Lula.
O ofício enviado a Lula pela Justiça solicitava que o depoimento (as respostas as 33 perguntas) fosse enviado, “se possível”, até 30 de novembro de 2009. Até agora Lula nada respondeu.
Se você é assinante Folha ou UOL leia a reportagem de hoje do jornal paulista.