Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

STF decide na quinta-feira se Arruda continua preso

Segunda, 22 de fevereiro de 2010
Está confirmada para esta quinta-feira a sessão plenária do STF (Supremo Tribunal Federal) para decidir sobre o pedido de soltura de Arruda. O ministro Marco Aurélio já concluiu relatório sobre o habeas corpus solicitado pelo governador que se encontra preso na Polícia Federal. Marco Aurélio já havia negado anteriormente a soltura de Arruda. Foi ele quem afirmou na TV que processo para ele não tem capa, mas conteúdo.
Acusado de participar de um esquema de corrupção entre o GDF e empresas, Arruda se encontra preso na Polícia Federal há mais de dez dias e 17 horas. No dia do julgamento do seu pedidos de  habeas corpus ele terá completado os 13 dias de cadeia. A população de Brasília aguarda que esses 13 dias se multipliquem por muitas vezes mais. Fazem parte desse caso de corrupção também, segundo inquérito da PF, o vice-governador, secretários de estado, assessores, auxiliares, dirigentes de empresas públicas, além, claro, de um monte de deputados distritais.
Ouvida, como tem que ser, a Procuradoria-Geral da República deu parecer contrário ao pedido de habeas corpus de Arruda. Para o órgão, a continuidade do governador na prisão é necessária para que possa estar garantida a manutenção da ordem pública e o andamento normal da investigação. Lembre-se que Arruda está preso sob a acusação de tentar subornar testemunha no inquérito que apura as falcatruas no Distrito Federal, o que caracteriza a intenção de embaraçar a ação da Justiça.
Sua situação piorou com a nova denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República. A mais recente acusação é de que Arruda teria forjado pagamentos e recibos, inserindo informações falsas em documentos entregues por ele à Justiça.  Os tais “recibos” da compra de panetones para os pobres. Esse tipo de crime é considerado gravíssimo, e se levar a uma condenação poderá deixar o governador por cerca de cinco anos na cadeia. A pena é agravada por ser Arruda servidor público.