Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mais saúde e menos blá blá blá

Sexta, 23 de julho de 2010
Muito blá blá blá e ação quase nenhuma. É assim que o governo do DF tem agido frente aos enormes problemas que a população passa em razão do caos que impera na área da saúde pública em Brasília.

O atual governador, o tampão, entrou com todo o gás. Pelo menos é o que parecia demonstrar. Foi aos depósitos de materiais e equipamentos da Secretaria de Saúde e constatou como não se deve administrar materiais. Muita coisa que faltava nos hospitais e postos de saúde estava estocada nos almoxarifados. Outros materiais e equipamentos faltavam nas unidades de saúde e também nos depósitos.

Posou para fotos e TVs, deu declarações, mostrou irritação pelo descaso e deficiências na área de suprimentos. Ficou espantado com a falta de pessoal médico na ponta do sistema. Pareceu preocupado e surpreso pela ineficiência dos governos anteriores —surpresa que não deveria acontecer, pois pertenceu também aos dois últimos governos eleitos pelo voto, o de Roriz, como Administrador de Ceilândia, e o de Arruda (aquele que foi preso), ocupando o lugar de presidente da Codeplan, o mesmo ocupado por Durval Barbosa.

Passado o faz de conta de ter assumido as rédeas da administração pública no DF, veio a realidade, o descaso, a ineficiência. Na segurança, na educação, no transporte público, na saúde. Em praticamente todas as áreas.

O governo finge que governa e os parlamentares fingem que acreditam, deixando de exercerem uma das duas funções constitucionais impostas a todo o parlamentar. A função de fiscalizar. Uns não fiscalizam por serem da base parlamentar do governador. Outros por não se arriscarem a brigar com um governador que é do PMDB, partido que não só apóia a candidatura petista a presidente da república como também a candidatura do PT ao Buriti.

E o povo que espere na fila por um dia para ser atendido e meses para fazer exames na rede pública de saúde.

Não é só a Saúde que está na UTI em Brasília. É a própria Brasília que se encontra em coma, ou quase isto.