Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ao Deus dará

Quinta, 26 de agosto de 2010
O Correio Braziliense de hoje (26/8) trata de um importante assunto que afeta cada vez mais o brasiliense. É o policiamento nas ruas. Melhor, a falta de policiamento nas ruas. Revela que apenas 2 mil e 600 soldados da PM atuam diariamente no policiamento ostensivo. Isso representa só 18,6 por cento do efetivo de 14 mil homens. Os demais desenvolvem atividades burocráticas, estão cedidos ou encontram-se de folga na escala de serviço da PM.

O que a boa reportagem do Correio não abordou, é que dos policiais que estão de serviço nas ruas um bom número encontra-se nos postinhos, os famosos "kinder ovos". Tais postos são ineficientes no combate ao crime. Aliás, a crítica à ineficiência dos postos já deu até punição a um coronel da PM. Ele, em documento, revelou a ineficiência dos postos.

A reportagem do Correio ouviu José Vicente da Silva, consultor em segurança pública, ex-secretário Nacional de Segurança e também ex-comandante da PM do estado de São Paulo. “Brasília é uma das cidades com mais policiais em relação à sua população no mundo, mas também é uma das que mais tem policiais desviados de função no mundo”, declarou José Vicente ao Correio. Ele criticou ainda a escala de serviço da PM do DF, em que o militar trabalha 24 horas e folga 72.