Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lucrativas ONGs

Segunda, 13 de dezembro de 2010
Essa história de ONG (Organização Não Governamental) no Brasil é uma vergonha. Poucas são as sérias dentre as quase 250 mil existentes. Raríssimas. A maioria só serve para meter a mão no dinheiro do povo (apesar de se dizerem “não governamentais”) e nada ou quase nada fazer. Serve, a maioria, para enriquecimento de seus dirigentes, e vazamento de dinheiro público para sustentar projetos eleitoreiros de alguns políticos.

Emendas de milhões e milhões de reais são apresentadas por deputados e senadores para ONGs que não funcionam ou pessimamente funcionam. Pelo Brasil a fora, e aqui em Brasília a coisa é muita séria, dirigentes de ONGs, pessoas que nada ou pouco tinham, desfilando de carrões e morando em casas luxuosas. Muitas dessas ONGs sequer prestam contas dos milhões que receberam dos cofres públicos.

As emendas já derrubaram o senador Gim Argello (PTB-DF) da relatoria do Orçamento da União de 2011. Agora a denúncia é de que a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) possui uma assessora que foi beneficiada com emendas parlamentares. O Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização (Ipam) é presidido por Liliane Muhlemberg. A senadora pelo PT se diz traída pela assessora e não pretende renunciar à relatoria.