Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 17 de abril de 2011

Carajás 15 anos: Nem justiça e nem reforma agrária

Domingo, 17 de abril de 2011
Da Radioagência NP

Concentração fundiária; sucateamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária); incentivos fiscais do governo para a exploração mineral, comandada por transnacionais; perseguição de trabalhadores rurais e lideranças de movimentos sociais; violação de direitos dos povos nativos, populações camponesas, ribeirinhas e quilombolas. Tudo isso somado ao corte no Orçamento da União, que comprometeu 30% dos recursos destinados à reforma agrária, é o cenário encontrado no estado do Pará, passados 15 anos do episódio que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás.

A série especial de reportagens da Radioagência NP mostra que a luta pela terra continua deixando um rastro de morte e impunidade na região. Até hoje, nenhum dos mandantes ou executores respondeu criminalmente pela ação policial que vitimou 21 trabalhadores sem terra, em 17 de abril de 1996. E não pára por aí: nos últimos 20 anos, mais de 800 trabalhadores foram assassinados na região que concentra a metade dos conflitos agrários do país.

Mas Eldorado dos Carajás também é exemplo de perseverança. O Assentamento 17 de Abril, criado com a desapropriação da Fazenda Macaxeira, já é responsável por uma produção agrícola que abastece 20% do município paraense. No local, aproximadamente 700 famílias tentam reconstruir a vida. Casa própria, posto de saúde, escola e energia elétrica são conquistas exibidas com orgulho pelos agricultores.

Leia e ouça as reportagens produzidas com exclusividade pela Radioagência NP!
Leia e ouça, também, a primeira série de reportagens sobre o Massacre de Carajás que a Radioagência NP produziu quando os crimes completaram 10 anos.
Reportagens: Danilo Augusto, Jorge Américo e Vivian Fernandes
Sonoplastia: Adílson Oliveira e Jorge Mayer
Arte: Marina Tavares