Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Durval Barbosa vai depor no Conselho de Ética na próxima quarta-feira sobre Jaqueline Roriz

Quarta, 27 de abril de 2011

Da Agência Brasil
Iolando Lourenço - Repórter

O operador e delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, vai comparecer ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados na quarta-feira (4), a partir das 14h30, para prestar esclarecimentos sobre o processo que tramita naquele colegiado contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). A confirmação do comparecimento de Durval foi feita há pouco pelo presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA).

Araújo, juntamente com o relator do processo contra Jaqueline Roriz, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), mantiveram contatos com os advogados de Durval e conseguiram convencê-los da importância do comparecimento de Durval para o depoimento no conselho. Como o convite para o depoimento havia sido aprovado pelo colegiado na semana passada, o deputado José Carlos Araújo o encaminhou a Durval que o assinou e já o devolveu ao conselho confirmando sua presença.

Segundo o deputado Carlos Sampaio, Durval se ofereceu inicialmente para prestar o depoimento na sede da Polícia Federal, mas depois de várias conversas com seus advogados, Durval aceitou depor no próprio conselho. Sampaio informou, também, que para o depoimento foram firmados acordos que prevêem que as perguntas ao depoente só poderão ser feitas sobre o processo contra Jaqueline Roriz, o depoente poderá se recusar a responder as perguntas que quiser e também que será montado um forte esquema de segurança para sua proteção.

A segurança a Durval será feita, segundo o presidente do conselho, por agentes da Polícia Federal e pela Polícia Legislativa da Câmara. A reunião será aberta aos parlamentares e à imprensa. Também foi acertado que Durval não irá responder a perguntas dos jornalistas. Sampaio informou que as perguntas dos deputados do conselho a Durval serão dirigidas ao presidente do colegiado que analisará se elas são ou não pertinentes ao processo em discussão para depois repassá-las ao depoente.

Carlos Sampaio disse que por recomendação do Ministério Público o depoente não falará nada sobre outros casos envolvendo o chamado mensalão do DEM, que correm em segredo de justiça. Ele também informou que os advogados da deputada Jaqueline Roriz poderão assistir ao depoimento, assim como a própria deputada.

A deputada Jaqueline Roriz responde a processo de cassação no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar. O processo foi aberto após a divulgação de fitas de vídeo onde ela aparece ao lado do seu marido, Manuel Neto, recebendo dinheiro de Durval em 2006, quando ela era candidata à deputada distrital.
=========================================