Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ambientalistas criticam alterações recentes no código florestal

Quarta, 4 de maio de 2011
Da Agência Pulsar
Enquanto a polêmica se instaura no Congresso sobre o possível adiamento da votação do Código Florestal, marcada para hoje (04/05), ambientalistas alertam para as recentes alterações pouco comentadas pela imprensa.

O que preocupa ambientalistas, organizações sociais e agricultores familiares não é apenas a mudança o tamanha da mata ciliar a ser preservada na margem dos rios.

Luis Zarref, da engenheiro florestal e integrante da Via Campesina, disse que o texto alterado na última segunda-feira (02/04) pelo relator Aldo Rebelo abre brechas para o plantio de espécies lenhosas nas encostas, topos de morros e bordas de chapadas. Esse tipo de espécie corresponde por exemplo ao eucalipto, que segundo organizações ambientais, causam a perda da qualidade do solo e das águas subterrâneas, além ameaçar e remoção comunidades indígenas, quilombolas e de trabalhadores rurais.

Esse plantio se extende as reservas legais. Outra preocupação é em relação a possibilidade de recomposição de Reserva Legal em qualquer parte do bioma. Ou seja,  se um proprietário rural tem propriedade devastada em São Paulo, na Mata Atlântica, poderá comprar terras do Rio Grande do Sul até o Ceará para recompor a Reserva Legal, por exemplo.

Para Zarref, esse tipo de alteração se deve a lobby para favorecer interesses das empresas madeireiras. (pulsar)