Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Norte Energia persegue procurador de Belo Monte e tenta censurar blog

Quarta, 11 de maio de 2011

Da Radioagência NP
A Norte Energia, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Riu Xingu, pediu a afastamento do procurador da República no Pará, Felício Pontes Júnior, que atua em ações judiciais contra o empreendimento. O procurador é autor do blog “Belo Monte de Violências”, onde publica textos sobre violações de direitos e agressões ao meio ambiente.

O consórcio alega falta de isenção e ainda pede o cancelamento do link na página do Ministério Público Federal (MPF) na internet que remete ao blog. Para o procurador-chefe no estado, Ubiratan Cazetta, os pedidos não têm fundamentação.

“Os artigos não têm nada de pessoal. São manifestação, tradução em linguagem coloquial daquilo que é objeto das diversas discussões e atuações do Ministério Público. Não há nada que se possa dizer que haja interesse pessoal dele. Nada que interfira na sua atuação profissional.”

Cazetta explica que não há nada de ilegal e os textos não são publicados diretamente na página do MPF por uma questão editorial. O site não publica artigos autorais escritos por procuradores e demais membros. Para Cazetta, a investida contra o blog é uma tentativa de censura.

“Sem dúvida nenhuma o que se busca é eliminar a crítica. É tentar fazer com que aquela crítica, que é expressa na forma de dez artigos publicados, não seja conhecida da população, das pessoas interessadas no tema. Sob esse aspecto, sim, há uma tentativa evidente de cercear a manifestação do pensamento.”

O Brasil corre o risco de se tornar réu na Corte Interamericana de Direitos Humanos, depois de ignorar uma recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA) que pedia a suspensão das obras em Belo Monte. O custo total da hidrelétrica está avaliado em R$ 25 bilhões.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.
11/05/11