Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Justiça do Rio suspende operação do Exército de repressão ao tráfico na Vila Cruzeiro

Quinta, 27 de outubro de 2011
Da Agência Brasil

Vladimir Platonow - Repórter
A 37ª Vara de Justiça do Rio de Janeiro determinou no início da tarde de hoje (27) a suspensão de uma operação de repressão ao tráfico que o Exército estava realizando na Vila Cruzeiro. A decisão atendeu a pedido da Defensoria Pública do Estado, que considerou arbitrário o mandado de busca e apreensão expedido por uma juíza do plantão judiciário.

"Nós pedimos a reconsideração da decisão porque entendemos que o mandado de busca e apreensão nos moldes como foi deferido é arbitrário já que fere direitos e garantias constitucionais", explicou a defensora pública Leila Omari.

Segundo ela, dois pedidos de reconsideração foram feitos à 35ª Vara, sobre o Complexo do Alemão, mas a Justiça remeteu a matéria ao Ministério Público para avaliação.

A defensora considerou exagerado o mandado que permitia aos militares entrarem em qualquer casa da região atrás de criminosos. "O Código de Processo Penal diz que o mandado de busca e apreensão tem que ser específico e esse que havia sido expedido era muito genérico".

O Exército informou que só vai se manifestar após ser comunicado oficialmente da decisão.