Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O amor é lindo! Cristiano Araújo assumiu secretaria do governo Agnelo, mas empregou namorada na CLDF

Sexta, 21 de outubro de 2011
O deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), por obra e graça de seu padrinho político, o senador Gim Argello (PTB), assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo Agnelo Queiroz. Foi para o Executivo, mas conseguiu pendurar no cabide do empreguismo da CLDF a sua namorada, Mariana Barbosa Lovis.

Difícil, se não impossível, enquadrar a situação como nepotismo. Mas que é uma situação esdrúxula, é.

Na “química” que acontece em arranjos entre deputados que assumem cargos no Executivo e aqueles que herdam suas atribuições no Legislativo, especialmente na Mesa Diretora da CLDF, muita coisa ocorre. Cristiano Araújo, ao sair para assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Agnelo, fez com que o distrital Aylton Gomes (PR) se tornasse o Segundo Secretário da Casa, um dos cargos que mais pode nomear comissionados. Aylton era o suplente de Cristiano na Mesa Diretora da Câmara.

Cristiano saiu, mas deixou articulado com seu substituto na Mesa Diretora algumas ações. Em ato assinado pelo presidente da Casa, deputado Patrício, e publicado hoje (21/10) no Diário da Câmara Legislativa (DCL) as primeiras modificações foram oficializadas. Pelo Ato do Presidente nº 836/2011, perdeu o emprego na CLDF um grande amigo de infância do deputado Cristiano. O amigo Vinícius Quintas de Sousa, matrícula 17.512, foi exonerado do cargo de Secretário-Executivo da Segunda Secretaria da Mesa Diretora. Ele exercia CNE-02 (Cargo de Natureza Especial).

Para o lugar de Vinícius foi nomeado Alexandre Braga Cerqueira, matrícula 16.311, que deixou o gabinete parlamentar do distrital Aylton Gomes, onde exercia um CNE-01. Até aí nada de absurdo, visto que passando a exercer o cargo de Segundo Secretário da Mesa Diretora o deputado Aylton Gomes gostaria de ter um auxiliar da sua confiança e foi buscar, então, Alexandre Braga em seu gabinete parlamentar.

Mas ainda no mesmo ato do presidente Patrício foi nomeada para o cargo anteriormente ocupado por Alexandre Braga (um CNE – 01) no gabinete parlamentar de Aylton Gomes a namorada do deputado Cristiano Araújo.

O deputado Cristiano Araújo além da namorada em cargo comissionado da CLDF tem ainda seu tio Artur Nogueira como administrador regional do Riacho Fundo I. Se na Câmara não dá para enquadrar como nepotismo o emprego da namorada, no Executivo o exercício pelo seu tio do cargo de administrador regional é um claro caso de nepotismo. Mas enfrentando uma turbulência como está, o governador Agnelo, que normalmente costuma vacilar em suas decisões, vai demorar de exonerar o tio do secretário de Ciência e Tecnologia. Se é que vai exonerá-lo.
O deputado e a nova servidora da CLDF.       Imagem do Facebook

Tio Artur Nogueira, administrador regional do Riacho Fundo I.
Imagen do site da Administração Regional do Riacho Fundo I