Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oito anos após derrubar lei da anistia, Argentina condena 18 militares por tortura e homicídios

Quinta, 27 de outubro de 2011
Deu em "O Estado de S. Paulo"

Agentes da ditadura foram responsabilizados por crimes cometidos na Escola Superior da Marinha

Oito anos após o fim das leis de anistia, a Justiça da Argentina condenou 18 militares por crimes contra a humanidade. Os oficiais foram responsabilizados por torturas e mortes ocorridas na Escola Superior da Marinha (Esma), em Buenos Aires. Na sentença, treze foram condenados à prisão perpetua e os outros a mais de dezoito anos de prisão.

Trata-se do julgamento que reuniu o maior número de militares desde que as leis que anistiavam os oficiais da última ditadura argentina foram revogadas, em 2003. O júri também é o primeiro da chamada "mega causa da Esma", por reunir centenas de casos.

A Esma foi definida por entidades de direitos humanos como "um dos maiores centros de detenção clandestina e de extermínio" da última ditadura argentina (1976-1983). Durante a leitura da sentença, o juíz disse que os réus foram "condenados por perseguições, homicídio qualificado e roubo de bens da vitima". 

Leia mais em "O Estado de São Paulo"
Leia também: "Parlamento uruguaio aprova lei que anula anistia de crimes da ditadura"
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- -  
Comentário do Gama Livre: No Brasil nada acontece. Melhor, acontece sim. Semana passada um repressor deu entrevista a um programa de TV e chegou a debochar dos brasileiros que foram assassinados em razão das suas delações. E ficará por isso mesmo. Na argentina pegaria uma prisão pérpetua.