Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Deputado por dois dias

Quarta, 23 de novembro de 2011
Do Blogo do Hélio Doyle
    
                O deputado federal Geraldo Magela preferiu abrir mão do exercício do mandato para o qual foi eleito e ocupar a importante Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal. A Constituição, lamentavelmente, permite que parlamentares se licenciem para ocupar funções de ministro, secretário e algumas outras. É a alegria dos suplentes.

                Magela, que é do PT, nada fez de errado sob o ponto de vista legal. Deve ter achado que sua eleição em 2014, para um cargo majoritário, ficará mais fácil sendo secretário do que deputado. Mas não teve a menor preocupação em saber se seus eleitores aprovavam sua atitude. Afinal, votaram em Magela, do PT, e viram a cadeira ocupada por Augusto Carvalho, do PPS. Que, aliás, têm posições divergentes acerca do governo federal e do GDF.

                Magela agora volta à Câmara dos Deputados por dois dias. Sim, dois dias. Ele não quer perder a oportunidade de apresentar emendas ao Orçamento, no valor de R$ 15 milhões. As emendas, como se sabe, dão bom retorno eleitoral e, em muitos casos, financeiro. Augusto Carvalho, bem subserviente, diz que acha a atitude de Magela normal. E é claro que vai ter o direito de faturar alguma parcela desses R$ 15 milhões.

                Esta é a política, estes são os políticos. Vivem em um mundo muito particular, em que seus interesses pessoais estão acima de quaisquer outros, embora devesse ser o contrário. Dane-se a ética.