Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 25 de dezembro de 2011

Adeus 2011 e a luta sempre continua ...

Domingo, 25 de dezembro de 2011
Da Agência Pulsar
A Pulsar Brasil se despede deste ano fazendo uma retrospectiva de mais um ano intenso de luta política. A equipe da agência deseja que 2012 também seja de muita resistência e vitórias sociais.

Em 2011, as florestas brasileiras correram ainda mais risco com a votação do novo projeto do Código Florestal.O início da instalação da Usina de Belo Monte também mostrou o abismo que há entre os interesses da população e a preservação do meio ambiente e os dos que defendem um “desenvolvimento econômico” a todo custo.

s cidades também foram consumidas por demandas da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A população já sente os impactos do legado dos megaeventos esportivos: investimentos maciços em grandes obras, enquanto boa parte da população pobre sofre ameaça de despejos e remoções; uma arbitrariedade por parte do poder público.

A grande concentração fundiária provoca mortes de trabalhadores rurais. A lentidão e o descaso da Justiça não garantem a punição dos responsáveis. Mas, ao unirem os interesses do campo e da cidade, movimentos sociais protestaram neste ano contra os agrotóxicos e os transgênicos.

nde a opressão é grande, a luta é ainda maior. Inconformados, jovens, trabalhadoras e trabalhadores desempregados, LGBT`s, sem terras, indígenas, artistas, ambientalistas e muitos outros grupos sociais mostraram a força da resistência à imposição de uma vida que não desejam.

Uma onda global de protestos se propaga e resiste à crise capitalista global. Nas ocupações de praças, em manifestações, greves, em cooperativas, diversos movimentos trabalham alternativas para construir o mundo onde querem viver.

Sem a liberdade para se expressar e comunicar, muitas dessas lutas perdem a oportunidade de ecoar mais longe. Por isso, movimentos sociais pela democratização da comunicação persistem na descriminalização das rádios comunitárias e defendem um novo marco regulatório para mídia.

No próximo ano, a Pulsar Brasil espera retratar muitas outras histórias de luta. A agência de notícias, em luta pelo direito à comunicação, encerra hoje o trabalho em 2011. Notícias nesta página voltam a ser publicadas no dia 9 de janeiro. Até lá! (pulsar)