Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Anvisa é alvo de ações por demora em analisar remédios e produtos de saúde

Sexta, 16 de dezembro de 2011
Do jornal "O Estado de S. Paulo"

Tempo para análise, de 90 dias, é descumprido pela agência e empresas esperam até um ano

Lígia Formenti, de O Estado de S. Paulo
Uma nova vertente de judicialização na área de saúde ganha força no País. Agora, além de ter as secretarias estaduais e o Ministério da Saúde como alvo, as ações são movidas contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diretor da Anvisa, Jaime Oliveira, diz que mudanças são essenciais para acabar com a fila

O movimento é formado por empresários que, cansados de esperar, recorrem à Justiça para que a agência apresse a análise de pedidos para registro de remédios e produtos de saúde - documento indispensável para entrar ou permanecer no mercado.

Por lei, a agência tem 90 dias para julgar as solicitações de registros de novos medicamentos ou produtos como luvas, órteses e aparelhos de diagnóstico. Mas o prazo nunca é respeitado. Muitos pedidos ficam na fila por mais de um ano.

A reação dos empresários começou timidamente há dois anos e agora ganha corpo. O procurador da Anvisa, Maximiliano D’Avila Cândido, afirma que todas as semanas chegam entre 6 a 12 mandados de segurança com determinações para que a Anvisa analise, com prazo determinado, o registro de algum produto.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =
Comentário do Gama Livre: Mas tem empresa por aí que arrancou autorizações em tempo recorde. Quem deu um "empurrãozinho", então? E a troco de quê?