Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Câmara de Patrimônio Público do MPF divulga manifesto sobre o combate à corrupção

Sexta, 9 de dezembro de 2011
Do MPF 

9/12/2011

De acordo com o manifesto, Brasil já avançou no combate à corrupção, mas é preciso reformular o modelo existente
A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal divulgou hoje, 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, um manifesto em que defendem a revisão do atual modelo brasileiro de combate à corrupção.
De acordo com o texto, o modelo existente cumpriu bem o seu papel, mas precisa de mudanças, dando mais transparência às ações do Poder Público, garantindo maior participação popular nas decisões e buscando a construção de um Estado eficiente. "O grande desafio do momento é, pois, superarmos os gargalos existentes para que o combate à corrupção continue a avançar. E para isso é essencial o envolvimento da imprensa e da sociedade civil organizada em um projeto de restruturação do Estado brasileiro, através de uma ampla reforma política," afirma o documento.
O manifesto ainda critica o aparelhamento político dos órgãos da administração pública, com um excessivo números de cargos em comissão, e a falta de estrutura para fiscalização, além da impunidade, que "ensina aos criminosos que o crime compensa."

Leia a íntegra do manifesto.