Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CDH conclui ciclo de debates sobre Campanha da Legalidade com homenagem a Brizola

Segunda, 5 de dezembro de 2011
[Foto:]
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) concluiu, nesta segunda-feira (5), o ciclo de debates sobre os 50 anos da Campanha da Legalidade com uma homenagem a Leonel Brizola. 

O ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro foi o líder do movimento popular em defesa da posse do vice-presidente João Goulart na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.

A atuação de Brizola no episódio e o empenho do político para melhoria da educação do país foram ressaltados pelos participantes da audiência pública. Para o jornalista Carlos Bastos, que cobriu a campanha na época, o movimento evidenciou "toda a genialidade política de um jovem, que, na época, ainda não tinha 40 anos de idade".

Ao narrar detalhes da Campanha da Legalidade, o jornalista lembrou um discurso de Brizola, realizado em 28 de agosto de 1961, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, que começou assistido por cinco mil pessoas e terminou com 50 mil, mesmo diante da ameaça de um bombardeio iminente da sede do governo gaúcho por forças militares. O ataque, segundo o jornalista, não aconteceu porque sargentos de quartéis gaúchos sabotaram os aviões, impedindo que levantassem vôo.

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH e autor da iniciativa para a realização da audiência, também elogiou o líder político.

- Um homem rebelde, corajoso, competente e preparado. Um homem que desafiava o poder com coerência e com a segurança de quem acreditava em seus ideais - resumiu.

Documentário

Durante a audiência foi exibido o documentário "Este foi Brizola", do diretor Tabajara Ruas, que também participou do ciclo de debates. O documentário narra a história de Brizola desde seu nascimento, no interior do Rio Grande do Sul, em 1922, à morte no Rio de Janeiro, em 2004, detalhando momentos importantes da história política brasileira, como a ditadura e a redemocratização nos anos 80. O filme levou às lágrimas o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

O senador Paulo Paim informou que o filme será exibido, em janeiro, pelo Canal Brasil e convidou todos os brasileiros a assisti-lo.

- Esse filme é a maior homenagem que podemos fazer à Campanha da Legalidade e a Leonel Brizola.

A reunião foi encerrada com a execução do Hino da Legalidade. Também participaram do evento o diretor do filme Jango em 3 atos, Deraldo Goulart, que é jornalista da TV Senado; o fotógrafo Ivo Czamanski; e a diretora de relações internacionais da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Loiva Lopes Calderan.
 
Fonte: Anderson Vieira / Agência Senado