Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governo francês recusa nacionalidade ao jornalista Hernando Calvo Ospina



'.  Para: Senhor ministro do Interior, do Ultramar, das Colectividades Territoriais e da Imigração

O escritor e jornalista Hernando Calvo Ospina acaba de ver recusado o seu pedido de nacionalidade francesa em nome de argumentos incríveis.

Hernando vive em França desde há vinte e cinco anos, com o estatuto de refugiado político e tem dois filhos franceses com a sua companheira francesa. Ele publicou várias obras na [editora] Temps des Cerises, sobre Cuba e sobre a Colômbia, e colabora regularmente no Monde Diplomatique.

Numa carta oficial, assinada em nome do ministro do Interior pelo sub-director do acesso à nacionalidade francesa, faz-se-lhe a acusação de manter "relações com a representação cubana em Paris". Não sabíamos até agora que a França estava em guerra com Cuba e pensávamos mesmo que o Estado francês mantinha relações diplomáticas com este país.

É também acusado de "proximidade com a ideologia castrista"; o que hoje constitui visivelmente, no país do Direitos do Homem e do Cidadão, um delito de opinião.

Outra acusação: ter encontrado vários membros das FARC, "por ocasião das vossas actividades de jornalista", precisa mesmo o homem do Ministério!

Finalmente, a carta informa-nos que Hernando faz parte de uma "lista americana de pessoas proibidas de sobrevoar o espaço aéreo dos Estados Unidos".

Aqueles que imaginavam que a França fosse um país soberano e não uma colónia dos EUA ficam desde já informados.

De facto, já se tinham dúvidas... Em 19 de Abril de 2009 um voo da Air France foi desviado por ordem da CIA pela única razão da presença de Hernando à bordo, sem que as autoridades francesas emitissem o menor protesto.

Conclamamos os amigos do Temps des Cerises, os autores, os intelectuais franceses, a reagirem contra este inimaginável atentado à liberdade de imprensa, à liberdade de opinião, assim como à dignidade e à independência da França.

Associo-me ao protesto das edições Le Temps des Cerises e solicito que o governo francês conceda sem mais atrasos a nacionalidade francesa a Hernando Calvo Ospina.

Para qualquer questão: petitionpourhernando@yahoo.fr

Cópia a Mestre William Bourdon, Advogado, Paris.
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Fonte: resistir.info