Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mais uma lei da CLDF que vai parar na Justiça

Sexta, 16 de dezembro de 2011
Do Blog do Sombra
Na última sessão do ano na Câmara Legislativa, que ocorreu na noite de quinta-feira (15), os deputados distritais aprovaram um tema polêmico e que pode render ainda mais desgaste à imagem da Casa. Trata-se de emenda que oficializa o nepotismo cruzado. A proposta que permitirá a troca de cargos de confiança entre órgãos e poderes rendeu discussões entre os distritais, mas acabou sendo aprovada no apagar das luzes do ano legislativo.

O assunto entrou na pauta ainda pela manhã, quando o projeto de lei complementar –que estabelece o regime jurídico único (RJU) dos servidores – foi discutido pela Comissão de Assuntos Sociais. Relatora da matéria, a deputada Liliane Roriz (PSD) apresentou parecer contrário à emenda e foi seguida pelos outros três integrantes da comissão. 

No entanto, em manobra, distritais correram e reapresentaram a emenda do nepotismo cruzado em plenário. Eles tentavam vincular o nepotismo apenas aos casos de chefia hierárquica, o que possibilitaria a contratação de parentes de deputados, gestores, diretores e ainda assessores em órgãos diferentes da estrutura do GDF e ainda entre poderes. Assinaram a proposta sete deputados distritais.

O relator da emenda, deputado Cláudio Abrantes (PPS), que no primeiro turno havia declarado o voto pela aprovação do texto, recuou e apresentou no segundo turno nova emenda para suprimir a polêmica. A mudança de posicionamento foi definida após o parlamentar ter aprofundado as discussões com técnicos da Casa, que o alertaram sobre o entendimento de que o texto, da forma como foi apresentado pelos distritais, abria brecha à contratação cruzada de parentes.

Apesar da tentativa de barrar o item, a situação não se reverteu. Abrantes conseguiu apenas 12 dos 13 votos que seriam necessários para retirar a emenda do texto original. Aprovada, a matéria segue agora para sanção do governador Agnelo Queiroz (PT).

Histórico

Em agosto, o Ministério Público do DF recomendou aos distritais para que cumprissem a súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF). O dispositivo veda a contratação de parentes dos parlamentares e dos próprios servidores em até terceiro grau.  Na época, cerca de 50 casos foram identificados na Câmara Legislativa. Alguns ainda permanecem contratados.

Com a aprovação da emenda ao regime jurídico, os parentes ficam liberados a ocupar cargos na estrutura do governo do Distrito Federal.

Fonte: Blog do Sombra
= = = = = = = = = = = = = = = =
Comentário do Gama Livre: Essa é mais uma lei que vai sofrer ação direta de inconstitucionalidade. Como a CLDF dá trabalho à Justiça...

Se o governador Agnelo não vetar o dispositivo da lei que permite o nepotismo, certamente haverá uma dura luta na Justiça.

Mas o que importa para muitos políticos é poder enfiar seus parentes na estrutura do Estado. Quando terminar todo o processo de inconstitucionalidade a parentada já estará com o burro na sombra. A moralidade pública que se dane.