Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Para Comitê Popular, Lei Geral da Copa fere direitos da população

Terça, 13 de dezembro de 2011
Da Agência Pulsar
Após a divulgação do Dossiê sobre megaeventos esportivos, a Câmara dos Deputados está discutindo hoje (13) a Lei Geral da Copa. Para representante da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, a Lei fere diversos direitos da população.
Rosilene Wansetto, que integra o Comitê Popular da Copa de São Paulo, explica que a Articulação Nacional do Comitês considera a Lei Geral da Copa inconstitucional porque esta estaria ferindo direitos adquiridos pela população, além de estar criar o que chama de “ estado de exceção” no país.
Dentre as regras criadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) estão: a proibição de comercialização de quaisquer mercadorias nos locais oficiais de competição sem permissão expressa da Fifa; o controle irrestrito da entidade sobre a determinação de preço e formas de venda ingressos; a concessão de visto e permissão de trabalho para qualquer pessoa indicada pela Fifa além da exclusividade sobre os direitos de imagem na transmissão dos jogos.

Além disso, o dossiê lançado ontem (12) pelos Comitês aponta para diversos casos de milhares famílias que terão que ser removidas de suas casas nas cidades sede dos jogos. Rosilene conta que na cidade de São Paulo, assim como nas outras cidades, é difícil ter uma estimativa de quantas pessoas serão removidas.

Ela também aponta para a falta de informação por parte do poder público. Um exemplo é o caso do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, zona leste da cidade, que abrigará a partida de abertura do Mundial de 2014. Apesar da Prefeitura negar que haverá remoções na área, o projeto prevê a construção de um estacionamento e um centro de convenções no local.