Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Presos, Marcos Valério e ex-sócios prestam depoimento em Salvador sobre grilagem de terras

Sexta, 2 de dezembro de 2011
Da Agência Brasil

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e três publicitários, presos nesta sexta-feira (2), em Belo Horizonte, estão neste momento prestando depoimento na Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil da Bahia, em Salvador. Eles são suspeitos de participação em um esquema de grilagem de terras na cidade baiana de São Desidério, no oeste baianao, a quase 900 quilômetros de Salvador.

Marcos Valério e os ex-sócios Ramon Hollerbach (da agência de publicidade SMP&B), Francisco Marcos Castilho Santos e Margaretti Maria de Queiroz Freitas (da agência DNA) chegaram à capital baiana por volta das 16h30.

Após os depoimentos, que não têm hora para terminar, os publicitários serão levados ao Instituto Médico-Legal, onde passarão por exame de corpo de delito. Em seguida, serão encaminhados à carceragem da Polinter, no Complexo dos Barris, em Salvador, onde ficarão detidos. A Polícia Civil informou ainda que todas as prisões são preventivas e que só a Justiça pode determinar a soltura dos publicitários.

A polícia baiana ainda aguarda a chegada do empresário Marcus Vinicius Rodrigues de Martins, preso em São Paulo. Mais duas pessoas, cujos nomes não foram divulgados, deveriam ser presas em São Paulo, mas ainda não há confirmação se os mandados foram cumpridos.

Dez pessoas, presas na Bahia, estão detidas em Barreiras, a 26 quilômetros de São Desidério. De acordo com a polícia, a grilagem era feita com o registro de títulos falsos de propriedade de terra, que eram usados na negociação de dívidas contraídas em instituições financeiras.
Não há expectativa de transferência dos presos em Minas e em São Paulo para Barreiras. Isso só irá ocorrer caso o juiz que preside o inquérito, Gabriel Moraes Gomes, considere a medida necessária.