Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Um ano depois, Brasil não cumpre sentença sobre caso da ditadura

Quarta, 14 de dezembro de 2011
Da Agência Pulsar
O Brasil completa hoje (14) um ano em débito com a Organização dos Estados Americanos (OEA). O Estado deu resposta a apenas dois dos 11 pontos exigidos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre episódios da ditadura militar.

O país foi condenado por não esclarecer os fatos, não prestar a reparação dos parentes de vítimas nem punir os responsáveis pelo caso Gomes Lund. Este episódio da ditadura militar é conhecido como Guerrilha do Araguaia, que durou de 1972 a 1975.

Em nota, a Secretaria de Direitos Humanos disse que o Brasil tem avançado no tema. Disse  também que “é preciso ter claro que o caso Gomes Lund envolve todo o Estado brasileiro, incluindo os poderes Legislativo, Judiciário e Legislativo, além de instâncias da sociedade civil e de familiares e vítimas da ditadura”.

No entanto, Beatriz Affonso, diretora do Centro de Justiça e Direito Internacional (Cejil), não vê ritmo adequado na execução da sentença. A entidade está entre os peticionários da ação. Beatriz critica o “recorte” da sentença “como se ela não fosse uma coisa única”. Ela critica a ideia de que seria “possível cumprir só alguns pedaços” da condenação.
Duas leis recentemente sancionadas pela presidenta Dilma Rousseff estão relacionadas ao tema: a Comissão Nacional da Verdade e a Lei de Acesso a Informações Públicas. (pulsar/brasilatual)