Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Auditoria é essencial para enfrentar a dívida dos estados com a União

Terça, 10 de janeiro de 2012
Da "Auditoria Cidadã da Dívida"
Os jornais de hoje [9/1] mostram que a inflação medida pelo IGP-DI fechou o ano de 2011 em 5%, ou seja, um índice menor que o IPCA, de 6,5%. O IGP-DI reajusta as dívidas dos estados com a União, e vinha acumulando desde 1998 uma inflação bem maior que o IPCA, situação que se inverteu no ano passado.
 
Cabe comentarmos que este resultado mostra mais uma vez a fragilidade das propostas oficiais de “renegociação” da dívida dos estados, baseadas principalmente na troca, somente a partir de agora, do índice que reajusta tais dívidas (IGP-DI pelo IPCA). Caso tal proposta fosse implementada, o resultado teria sido o aumento da dívida em 2011.

Portanto, conforme já vinha sendo mostrado pela Auditoria Cidadã, tais dívidas deveriam ser submetidas a uma profunda revisão desde a sua origem, nos anos 90.

Desde então, tais dívidas explodiram devido às altíssimas taxas de juros, estabelecidas pelo governo federal, e ao mecanismo de “juros sobre juros”, já considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal.

Neste sentido, entidades participantes do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã têm se articulado para que a Assembleia Legislativa (AL-RS) promova a auditoria da dívida do Estado com a União. O Portal da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) mostra a reunião de diversas entidades com o Presidente da AL-RS, deputado Adão Villaverde, que se comprometeu a levar o assunto à Comissão de Finanças Públicas, e proporá uma audiência pública em março para discutir o tema.

Segundo João Ricardo dos Santos Costa, presidente da AJURIS, “a intenção é abrir um procedimento investigatório sobre o contrato de empréstimo firmado pelo Governo do Estado com a União, que tem como base a Lei nº 9.496, de 11 de setembro de 1997. As conseqüências da falta de receita orçamentária estão pesando no bolso de quem mais tem contribuído com o Rio Grande do Sul”.

Por sua vez, o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, escreveu artigo publicado nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, criticando o grande volume de recursos gastos pela União e pelo Estado de Minas Gerais com a dívida pública.

Por fim, o portal do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – repercute o gráfico do orçamento federal de 2012, divulgado em edição anterior deste Boletim. O gráfico mostra que cerca da metade dos recursos neste ano está reservada ao pagamento da dívida. 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -