Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cimi denuncia morte de crianças indígenas por falta de estrutura na saúde

Domingo, 22 de janeiro de 2012
Da Agência Pulsar

Pelo menos 12 crianças indígenas morreram no último mês, depois de apresentarem sintomas similares ao do Rotavírus, segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
www.brasil.agenciapulsar.org
  (foto: cimi)
Com idade máxima de cinco anos, as crianças indígenas pertenciam a comunidades localizadas entre os municípios de Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, no estado do Acre.

O Cimi acredita que o problema de saúde atinge outras áreas indígenas do estado, pois as crianças são de povos e regiões distintas aos óbitos registrados. O Conselho ainda afirma que para os indígenas afetados, a origem da doença está na água consumida.

O Distrito Sanitário do Alto Purus ainda não confirmou a denúncia. No entanto, o líder indígena Lindomar Padilha ouviu relatos dos pais das crianças mortas. Ele afirma que nenhuma delas recebeu tratamento adequado.

De acordo com o indígena Ninawá Huni Kuin, os agentes do Pólo Base do Alto Purus, núcleo de apoio à equipe que encaminha os casos das aldeias para os hospitais, não conseguem cumprir suas funções por falta de estrutura. (pulsar)