Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Denúncias rimadas: ouça o rap dos Megaeventos

Sexta, 20 de janeiro de 2012
Um rap que deve ser ouvido. Preste atenção, muita atenção, à letra.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Da Pública Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo


Por Andrea Dip

Como a população está vendo a Copa de 2014? Para saber, ouça o rap "Megaeventos" criado por vários coletivos de hip hop do Rio de Janeiro - e saiba como as obras já atrapalham a vida das pessoas

A batida começa e em poucos segundos a voz do rapper Cacau Amaral rasga o som em verdades rimadas a respeito dos megaeventos.

Palavra por palavra, ele questiona qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e denuncia a mercantilização do amor ao futebol. Diz que pagamos um preço alto pelo abismo entre a favela e o asfalto e o rap segue, mixando pedaços do discurso  no qual o deputado Romário (PSB) cobra satisfações da CBF e da Fifa, enquanto as vozes de outros mc’s engrossam o coro.

O Levante e Criz Pinheiro, do Coletivo de Hip Hop Lutarmada, Kdo e Simey Black desafiam: “Morte, despejo, política de repressão / tudo isso para os visitantes não perderem a diversão / Enquanto a Fifa, a CBF e os empresários engordam suas poupanças / Olha que engraçado é você quem paga a conta!” Até uma fala indignada do jornalista Juca Kfouri entra no ritmo: “98,5% dos gastos para a Copa do Mundo no Brasil, gastos previstos em 23 milhões de reais, mas que vão dar aí uns 100 milhões, sairão de empresas governamentais”.

O rap Megaeventos, que você escuta na íntegra aqui, foi resultado de um encontro temático organizado pelo coletivo Lutarmada hip hop e do Recid-Rj (Rede de Educação Cidadã) no Rio de Janeiro, para discutir um assunto que já sacode a vida dos moradores das comunidades de cidades que sediarão a Copa do Mundo e as Olimpíadas há algum tempo. Quem explica mais sobre isso é o rapper carioca Gas-PA, que além de músico é militante político e desenvolve trabalhos de base e cursos de formação na periferia do Rio com o coletivo Lutarmada. Olha só:

Como surgiu o rap? Quem participou e como ele foi feito?