Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Irmão de Celso Daniel diz ter sido abandonado pelo PT

Segunda, 9 de janeiro de 2012

Bruno Daniel se refugiou na França por seis anos após assassinato do então prefeito de Santo André

Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo
Bruno José Daniel Filho está de volta ao Brasil após um duro exílio de seis anos na França, que em 2005 outorgou a ele o título de refugiado, porque reconheceu que sua vida aqui corria riscos. O retorno foi discreto, no início de novembro. Bruno, a mulher e os três filhos buscam se readaptar à rotina de seu País.

Irmão mais novo de Celso Daniel - prefeito do PT eliminado à bala em 20 de janeiro de 2002 -, Bruno, de 59 anos, professor de economia, está retomando as atividades profissionais.

Dez anos depois, o medo ainda espreita a família. A ferida não fecha, mas a vida é preciso reconstruir. "O recomeço é complicado", ele diz, à mesa de um café em Pinheiros. "O Brasil mudou, preciso voltar a conhecer o País."

Relata as dificuldades que enfrentou longe da sua gente e clama por Justiça - porque até aqui apenas um acusado pela morte de Celso está condenado e o suposto mandante jamais foi para o banco dos réus.

As intimidações que o levaram à longa jornada da expatriação parecem ter cessado.

Bruno Daniel é graduado em Engenharia Civil, mestrado em Administração de Empresas, doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Técnico da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e professor do Centro Universitário Fundação Santo André. Filiou-se ao PSOL em 7 de outubro, ainda no exterior, e o partido agora o corteja para concorrer à cadeira que um dia foi de seu irmão. 
 
 
Fonte: "O Estado de São Paulo"