Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vida de gado

Quinta, 19 de janeiro de 2012
Do Blog do Odir

Por João Zisman - Hei! "Vocês que fazem parte dessa massa", prestem atenção no perigo que se corre em buscar um atendimento na rede pública hospitalar do DF. Se você reclamar de alguma coisa, pode levar porrada! Que o diga o jovem Jornalista Fernando Fidélis, que recebeu uns catiripapos dos seguranças do Hospital Regional de Planaltina, em 17/01, porque exigiu a documentação para transferir sua filha para outro hospital, tendo em vista que sequer havia ambulância para o transporte da garota de 03 anos, vítima de atropelamento.

O caso de Fernando Fidélis não é único e não é isolado. O que se verifica na rede de saúde é um sistema deteriorado, que mostra sua face mais feia na ponta final: com longas filas, falta de equipamento e material, falta de médicos, e enfermeiros, falta de medicamentos, falta de instalações adequadas, e sobretudo falta de qualificação e treinamento de pessoal em todos os níveis.

Episódios como o ocorrido com Fernando Fidélis desnudam uma incompetência generalizada de gente que, afora discursos, não sabe o que fazer com o povo que precisa das ‘coisas’ do governo: transporte, segurança, habitação, educação e saúde.

Espero que o povo que hoje mendiga atendimento nas filas dos postos de saúde e dos hospitais públicos do DF, tenha melhor sorte e não necessite recorrer a essa péssima prestação de serviços.  

A população do DF não pode ir ao hospital como se fosse gado ao caminho do brete, sem saber se sai vivo ou morto.