Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Um milhão de pessoas devem ir ao Bonfim

Quinta, 12 de janeiro de 2012
Da Tribuna da Bahia

Cerca de 1 milhão de fiéis, 300 baianas e 34 entidades devem participar do cortejo na segunda quinta-feira do ano 

Está tudo pronto para a realização dos festejos da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (12). Cerca de 1 milhão de fiéis e 300 baianas devem participar do cortejo que sai, por volta das 9 horas, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Bonfim.

Ao todo, 34 entidades, reunindo mais de 9 mil integrantes, foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para participar do evento. Dentre elas, 18 são de percussão, cinco de sopro, dois de samba, além de afoxé, instrumental, som mecânico, kuduro e marchinha de carnaval.

As inscrições foram realizadas entre os dias 19 de dezembro e 6 de janeiro – conforme portaria n°53/2011 publicada no último dia 16, no Diário Oficial do Município. Já nesta quarta-feira (10), os representantes de cada entidade receberam o documento autorizando o seu desfile nos cerca dos 8 km até a Colina Sagrada.

“O objetivo da portaria foi não só fixar a data das inscrições para o Bonfim, Iemanjá e Lavagem de Itapuã, mas também melhorar a organização do desfile, preservar as entidades tradicionais e ainda estimular novas manifestações culturais para o fortalecimento das festas populares de Salvador”, explica o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, ressaltando que as entidades que queiram sair no cortejo de Iemanjá (2 de fevereiro) devem se inscrever até o próximo dia 27 de janeiro. “Para a Lavagem de Itapuã (9 de fevereiro), as inscrições serão realizadas entre 12 de janeiro e 3 de fevereiro”, completa Tinoco.

Programação
Pelo décimo ano consecutivo, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) organizam a cerimônia interreligiosa no Adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, dando início à festa.

Antes da saída do cortejo em direção à Colina Sagrada, representantes de diversos cultos religiosos se reúnem em um momento de exaltação à paz e ao espírito de fraternidade e solidariedade entre todas as pessoas de boa vontade.