Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Itália é condenada a pagar indenização a imigrantes deportados para a Líbia

Sexta, 24 de fevereiro de 2012
Da Agência Brasil

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (Tedh) condenou o governo da Itália por expulsar para a Líbia imigrantes somalis e eritreus que chegaram ao país pelo mar, perto da Ilha de Lampedusa. As autoridades italianas terão de indenizar 24 imigrantes com o pagamento de 15 mil euros a cada um deles. Os somalis e eritreus reclamavam de maus -ratos. O processo de deportação começou em 2009, quando os guardas costeiros italianos interceptaram as embarcações que tentavam chegar à Europa.

Um grupo de 24 imigrantes - 11 somalis e 13 eritreus - apresentou queixas ao tribunal, que condenou o governo da Itália a pagar 15 mil a cada um por prejuízos morais. “As autoridades italianas sabiam ou deviam saber que [os queixosos] seriam expostos [na Líbia]”, diz comunicado do tribunal.

Pela legislação italiana, havia acordos bilaterais com a Líbia contra a imigração clandestina. Esses acordos entraram em vigor no início de 2008 e foram suspensos no início de 2011. Nesse período,  471 imigrantes clandestinos foram transferidos para navios militares italianos e reconduzidos a Trípoli.

Para o Tribunal  Europeu dos Direitos Humanos, o governo da  Itália também é culpado de “expulsão coletiva de estrangeiros”. O texto diz que, “nesse caso, a transferência dos requerentes para a Líbia ocorreu sem a análise das situações individuais”.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados elogiou a decisão, classificando-a como mudança na responsabilidade dos Estados e na gestão dos fluxos migratórios. A partir do acirramento da crise na Líbia, muitos líbios e imigrantes de países vizinhos, que vivem na região, partiram em direção à Europa. O principal destino era a Itália, que resistiu à entrada desses imigrantes.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa