Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de março de 2012

Caravana esclarece população sobre a Cúpula dos Povos no Rio

Sábado, 24 de março de 2012
Da Agência Pulsar
Amanhã, domingo (25), será realizada a Caravana dos Povos no Rio de Janeiro. Se trata de uma caminhada artística e cultural que apresentará de forma lúdica aos cariocas e turistas as propostas da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20.

A iniciativa já foi batizada como Choque de Amor, em contraponto à operação promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro conhecida como Choque de Ordem. Durante a caminhada, a população do Rio de Janeiro receberá abraços, beijos, desenhos e flores das crianças, além de muita informação sobre a Cúpula dos Povos.

A Cúpula está sendo construída por organizações, redes e movimentos sociais de diversos países e reunirá milhares de pessoas no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, entre os dias 15 e 23 de junho. Seus principais objetivos são: questionar modelos de desenvolvimento, debater o conceito de “economia verde” e propor soluções alternativas para um verdadeiro mundo sustentável




Esses são justamente os assuntos abordados pela Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, evento oficial que ocorrerá na mesma época. Antônia Erian Osório, do Grupo de Trabalho (GT) no Rio, afirma que a economia verde não muda o tipo de desenvolvimento econômico vigente. Por isso, explica que o evento alternativo irá debater os direitos aos bens comuns, à soberania alimentar, entre outros. 

A concentração para a Caravana dos Povos neste domingo acontecerá a partir das 11h, na comunidade do Pavão-Pavãozinho. Lá vão ocorrer diversas atividades que incluem palestras e oficinas. Às 14h, a Caravana seguirá pela orla de Ipanema em direção ao Arpoador. No mesmo instante, serão iniciadas atividades no Parque Garota de Ipanema, destino do cortejo.

Para esse local, estão previstas atividades como: música, poesia, bicicletada, palhaços, performances, limpeza, palestras, café com conversa e elaboração de faixas e cartazes sobre os temas sociais e ambientais. Também vão ocorrer diversas oficinas culturais e a Feira de Trocas, onde será estimulada a negociação de pequenos bens sem o uso de dinheiro. (pulsar)