Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de março de 2012

Greve dos professores: nota do Psol denuncia postura arrogante do governo Agnelo/Filippelli

Sábado, 24 de março de 2012
NOTA DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES

APOIO TOTAL E IRRESTRITO À GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL


O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade vem expressar seu total apoio à greve e à luta das professoras e dos professores da rede pública do Distrito Federal. O PSOL é testemunha do esforço feito pela categoria no sentido de buscar alternativas de negociação junto ao Governo Agnelo-Filipelli (PT-PMDB) que atendesse às reivindicações da categoria. No entanto, o GDF mantém sua postura arrogante de não dialogar e abrir negociação com a categoria.

Mas o que existe é o completo descaso deste (des)governo com a Educação. Nesse momento, a greve das professoras e dos professores é o mais importante instrumento da categoria em defesa de suas reivindicações históricas e de  uma educação pública, gratuita e de boa qualidade para a população.

A categoria tem o inequívoco compromisso com uma educação voltada para a construção coletiva de uma sociedade verdadeiramente justa.

O PSOL defende que a valorização da Educação começa necessariamente com a valorização dos professores e demais trabalhadores da educação. Por isso, nosso partido  defende de forma intransigente um reajuste salarial que garanta a isonomia dos professores com os médicos da rede pública, mais a inflação do período e a garantia de aplicação do índice de reajuste do fundo Constitucional do Distrito Federal.

Além disso, apoiamos que o valor do  auxílio-alimentação seja de quinhentos e noventa e cinco reais (R$ 595,00) que é o mesmo valor pago aos servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal, sem a cobrança de contrapartida dos professores, além da retroatividade desse benefício.  Apoiamos também a implantação imediata de um Programa de Habitação que atenda às necessidades da categoria.

O PSOL também considera urgente a garantia de gozo da Liçença-Prêmio para toda a categoria. Além de estar garantido pela lei que instituiu o Estatuto dos Servidores, a categoria necessita dessa licença, inclusive por razões de saúde.

Apoiamos também a implantação imediata da Gestão Democrática do Ensino Público, com eleições diretas para os cargos de direção e o pagamento de todas as pendências financeiras.

O PSOL - Partido Socialismo e Liberdade se coloca na linha de frente em apoio, solidariedade e defesa da greve e da luta das professoras e dos professores da rede pública do Distrito Federal.  Esse é o papel de um partido de esquerda e socialista. Consideramos a  greve um mecanismo legítimo de luta e de pressão sobre os governantes, servindo de exemplo  para todos aqueles que querem enfrentar o Governo Agnelo-Filipelli (PT-PMDB) em defesa das reivindicações da população do Distrito Federal.

O PSOL faz um chamado ao conjunto das demais categorias de trabalhadores para se unificarem nesta luta, que não é somente dos professores, mas de todos que acreditam na Educação como instrumento de transformação social.

Brasília, 22 de março de 2012

Executiva Regional do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade