Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como o secretário de Educação e o governador manipulam a opinião pública

Segunda, 23 de abril de 2012
Do Blog do Washington Dourado
Desde sexta-feira que o Governador Agnelo Queiroz e seu Secretário de Educação, Denilson Bento, repetem para a sociedade que 3000 professores terão os contracheques zerados. Esta notícia provocou alvoroço na própria categoria e muitos colegas questionaram se este seria mesmo o número de participantes na greve. Porém, é preciso ter muito cuidado ao analisar esta afirmação do Governo, pois eles estão jogando com os dados para manipular a opinião pública e dizer que a greve é só de um pequeno grupo, não da categoria.

Segue algumas observações:

1 – Na verdade, os 3000 professores a que eles se referem são aqueles que fizeram a greve desde o primeiro dia. É claro que neste dia a greve começou menor mesmo, por isso fizemos os piquetes e com o decorrer do movimento foi nítido o crescimento;

2 – Não fizemos nenhuma Assembleia este ano com menos de 9000 professores, como a própria mídia noticiou;

3 – Nos bastidores a Secretaria de Educação andam plantando a informação que 3000 terão os contracheques zerados, mas outros 13.000 terão corte proporcional uma vez que não fizeram a greve desde o primeiro dia;

4 – Na quinta-feira mesmo o Governo falou em 40% em greve, o que representa 8000 mil professores. Que mudança rápida foi essa?
A VERDADE

A verdade é que o Denilson no início da greve agiu mesmo para tentar resolver o impasse com uma proposta. Isso eu reconheço publicamente. Também foi dele a resistência para não cortar os dias parados do mês de março e para ser justo tenho que reconhecer mesmo. Entretanto, devido ao fato da última proposta feita não ter sido aceita, a ação do Secretário passou a ser de recrudescimento, uma vez que ele percebeu que não terá como ganhar o reconhecimento da categoria como alguém que se esforçou para ajudar numa solução negociada e cumprir o acordo.

Denilson sabe exatamente como funciona uma greve e quais nossas dificuldades, já que por muitos anos foi diretor desta entidade. Ele sabe muito bem como usar o jogo de palavras, a manipulação dos dados para tentar enfraquecer o movimento. O que parece que o nobre Secretário esqueceu foi o que representa uma pessoa que tem origem na luta chegar ao cargo que ele chegou e agora usar de artimanhas para enfraquecer o movimento, o sindicato e até mesmo as lideranças.

Este é um erro histórico, cujo preço será pago será alto. Este Secretário tem todo o direito de não concordar com a nossa luta, mas tem a obrigação de não agir da mesma forma que aqueles que nós combatíamos no passado!

Washington Dourado
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = 
Comentário do Gama Livre: Traidores não saem das hostes adversárias, esses são inimigos que sabemos serem inimigos. Traidores saem dos nossos próprios exércitos, dos nossos próprios sindicatos.