Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Continua o apadrinhamento

Sexta, 13 de abril de 2012
O empreguismo e o apadrinhamento são problemas sérios no Brasil, e no governo do DF também.

Vejamos.

A Administração Regional de Planaltina possui apenas 42 servidores do seu quadro próprio (cinco desses servidores estão cedidos a órgãos ou entidades do GDF). Conta ainda com mais 21 requisitados de órgãos ou entidades do GDF. O apadrinhamento vem agora. Existem também mais 129 pessoas sem vínculo efetivo com o governo de Brasília. É pessoal que não é servidor efetivo do governo do Distrito Federal, gente de fora, Deus sabe de onde. Cabo eleitoral, na maioria, certamente.

Mais ainda, 86,60% dos cargos em comissão são ocupados por servidores sem vínculo com o GDF. Já servidores sem vínculo com o governo do DF chega aos absurdos 67,20% do total de pessoal da Administração Regional de Planaltina. 

Quanto à Administração Regional do Cruzeiro, esses percentuais sobem, respectivamente, para 90,48 e 77,03. É um bruto de apadrinhamento.

Quando o novo (novo?) governo assumiu o GDF em janeiro de 2011 fez um verdadeiro carnaval com a dispensa de mais de 16 mil pessoas, qualificadas por ele de apadrinhadas, que foram contratadas pelos governos anteriores. Agora, pelo que revela o Diário Oficial do DF desta sexta (13/4) o novo caminho encontrado foi a substituição de uns por outros.

Isso, talvez, é que possa ser qualificado por alguns de “indecência”, e não as reivindicações dos professores concursados, que são mestres do quadro efetivo do GDF.