Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cristovam se defende de artigo publicado no Blog do Callado

Sexta, 27 de abril de 2012
Do Blog do Callado
 
Carta do senador Cristovam Buarque (PDT) ao artigo “Personalismo e o dilema do PDT”

Brasília, 27 de abril de 2012.

Prezado Ricardo Callado,

Se eu usasse força, teria forçado o deputado Israel a sair do GDF no começo dos desvios do Agnelo, já nos primeiros meses, quando ele abandonou o Novo Caminho que nós prometemos ao eleitor.

Quando diz que sou movido à mágoa, é porque você acha que eu teria razão para isso, talvez por causa do tratamento que recebi de total desprezo e até ironias do governador e de sua equipe, após total dedicação para eleger o Agnelo, mesmo depois de minha reeleição. Mas se fosse mágoa, eu não teria continuado a dar apoio, mesmo depois de perceber os riscos do caminho escolhido pelo governo Agnelo. Cheguei ao ponto de ir ao gabinete dele com o nosso presidente Michel, manifestar apoio durante a greve dos servidores da saúde, o que os demais parlamentares federais não quiseram fazer.

Quanto a nomeação do responsável pela educação, você não deve estar lembrado, mas não indiquei uma pessoa, sugeri uma lista. Coisa que nenhum outro político fez, cada um apresentou seu nome. Claro que me senti absolutamente descartado ao saber da nomeação da secretária de Educação pela TV. Eu tinha prometido ao eleitor que mudaríamos a educação e queria dar minhas sugestões, até para evitar erros que eu cometi quando governador. Mas a única ordem dada foi de que eu não deveria ser ouvido. Mesmo assim, não rompi com o governo.

Se tivesse mágoa, teria razão de ter do Israel, porque ao longo de meses não respeitou nenhuma de minhas sugestões, mas apenas tivemos tempos diferentes. Ele demorou mais do que eu, mas estamos firmes e juntos, já fui até visitá-lo, na manhã de quarta-feira, dia 25, no seu gabinete da Câmara Legislativa. E já estamos trabalhando para fortalecer o bloco tradicionalmente de esquerda no DF, esperando que o PT esteja junto.

Nós vamos precisar de muita unidade, muita firmeza, uma proposta clara, para que nossos tradicionais eleitores retomem a confiança que nós perdemos.

Sinto um grande descontentamento, não mágoa, pelo prejuízo que o Agnelo e seu governo estão provocando no projeto de esquerda para o DF.

Cristovam