Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Esquema de Cachoeira teria violado e-mails do blogueiro Edson Sombra


Sexta, 6 de abril de 2012
Nessa história do Cachoeira cada dia rola mais água podre e envolve novos personagens. De contravenção (jogo) descamba, segundo a PF, para crime. Crime de corrupção e suborno de servidores públicos (de agentes da polícia civil a soldados da PM, de delegados a coronéis). Há também a indicação de que haveria crime contra a lisura em licitações e contratos com o governo, até mesmo no governo de Brasília.

Nos últimos dias foram revelados grampos que apontam para o crime de quebra de sigilo, inclusive de correspondências eletrônicas (e-mails) de parlamentares e jornalistas. Um dos esquemas envolveria, ainda segundo as investigações, uma conexão entre a turma de Cachoeira e um dos assessores de confiança do governador Agnelo, que teria providenciado a quebra de sigilo de jornalistas e blogueiros que fazem críticas ao governo de Brasília. Um desses jornalistas que teria suas correspondências capturadas e violadas é Edson Sombra, responsável por um dos mais bem informados e acessados blogs de Brasília, o Blog do Sombra.

Sombra foi um dos responsáveis por Roberto Arruda, na época ainda governador do DF, passar 60 dias no xadrez. Hoje é um dos críticos de Agnelo e de seu governo. Por isso, claro, é alvo da ira de alguns.

O jornal “Folha de S. Paulo” desta sexta (6/4) publica reportagem onde investigadores da Operação Monte Carlo teriam confirmado que uma das vítimas da violação de e-mails é o blogueiro Edson Sombra. Outra vítima teria sido Fernando Franscischini, deputado federal pelo PSDB paranaense e que tem denunciado da tribuna da Câmara dos Deputados o governador Agnelo Queiroz. Leia no Blog do Sombra a reportagem da Folha

Só uma perguntinha indiscreta do Gama Livre: Será que há outros jornalistas e blogueiros sendo vítimas dos crimes de violação de correspondências?