Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Gabinete de deputado estadual do PDT baiano é ocupado pela PF

Terça, 3 de abril de 2012
Da Tribuna da Bahia
Gabinete de deputado estadual é ocupado pela Polícia Federal
                                PF Juazeiro


Em cumprimento a doze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara do Tribunal Federal de Brasília, a Polícia Federal  apreendeu no gabinete do deputado estadual Roberto Carlos (PDT), na Assembléia Legislativa da Bahia, documentos do político. A ação faz parte da Operação Detalhes, que investiga desvio de verbas do governo e teve início por volta das 5h da manhã desta terça-feira.

Cerca de 60 policiais permaneceram por aproximadamente 4 horas no gabinete do deputado, vasculhando documentos, que ajudem a investigação de irregularidades referente ao primeiro mandado do parlamentar, entre os anos de 2008 e 2010. Os Agentes da PF também vasculham o setor de Recursos Humanos da ALBA, em busca de documentos. Além de Salvador, os policias federais também estão cumprindo o mandado de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro/BA, Petrolina/PE e Uauá/BA

Informações preliminares dão conta de que o deputado é acusado de praticar os crimes de  formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. O esquema funcionaria com a contratação de funcionários fantasmas que tranfeririam parte dos valores dos salários recebidos para a conta pessoal do parlamentar e de seus familiares.

Segundo informações da Delegacia da PF em Juazeiro, que investiga a operação há dois anos, os vencimentos auferidos pelos servidores “fantasmas” variavam de cerca de R$ 3.000,00 a R$ 8.000,00 por mês. A investigação detectou várias transferências diretas das contas dos assessores para as do Deputado, da sua companheira e de um de seus filhos, no período de 2008 a 2010.

Há dois anos Roberto Carlos está na mira de investigação da Delegacia da PF de Juazeiro, cidade de origem do deputado , onde  é presidente do time de futebol Juazeirense. No município vizinho à  Petrolina (PE), onde a operação também foi deflagrada, foram cumpridos mandados no SAC, e em casas de assessores do deputado.