Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rodrigo Rollemberg lamenta ‘situação de abandono’ de Brasília

Segunda, 9 de abril de 2012

Da Agência Senado
Em pronunciamento nesta segunda-feira (9), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lamentou a situação da capital do país, classificada por ele como ‘de completo abandono’. O senador disse que o sentimento quase unânime da população do Distrito Federal é de tristeza, indignação e decepção. Segundo Rollemberg, no mês em que Brasília comemora 52 anos de fundação, o que se vê é a degradação da qualidade de vida da cidade.

– Estamos vivendo uma sensação de abandono. Em qualquer lugar para o qual olhamos, a situação beira a tragédia – afirmou.

Segundo o senador, índices que comparam a violência no DF em 2011 mostram aumentos de 13% no número de homicídios em relação ao ano anterior; de 26% no de estupros; e de 33% nas ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas. Rollemberg disse que foram 722 homicídios no ano passado.

– O mais trágico e assustador é que, ao que tudo indica, o ano de 2012 vai superar o ano de 2011. É um cenário de guerra civil – criticou o senador, registrando que, só em marco deste ano, houve 88 homicídios no DF.

Segundo o senador, não há indicação de que o governo do Distrito Federal esteja fazendo algo para mudar a situação. Na visão de Rollemberg, as invasões em áreas de proteção ambiental, o aumento das “cracolândias”, a “operação tartaruga” da Política Militar e a greve de professores – que já completou um mês – aumentam a situação de degradação de Brasília.

Rodrigo Rollemberg disse que a bancada do DF no Senado já se colocou à disposição do governador Agnelo Queiroz (PT) para dar sugestões e colaborar em ações. No entanto, disse o senador, não houve sequer uma convocação. Rollemberg ainda lamentou que, dos 30 administradores regionais de Brasília, 13 não moram na cidade que administram. Ele lembrou que uma proposta de emenda à Constituição de sua autoria prevê a eleição direta para administradores regionais (PEC 29/2011).

– Eu tenho fé que Brasília vai superar este momento difícil. O que me move é um profundo sentimento de amor por esta cidade – disse Rollemberg.

Em aparte, o senador Anibal Diniz (PT-AC) disse que deve servir de reflexão o fato de “vozes aliadas” começarem a criticar a situação. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega e criticou os compromissos do governador. Segundo Cristovam, Agnelo faz um governo “emperrado”, baseado em um modelo político velho.

– Se o governador não tem condições de mudar o atual quadro, o Distrito Federal tem. É preciso um plano para salvar esta cidade – afirmou Cristovam.