Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 1 de abril de 2012

Vigiar gastos dos distritais

Domingo, 1 de abril de 2012
A caixa preta dos gastos com verba indenizatória dos deputados distritais começa a ser aberta. Projeto do deputado Chico Leite (PT) foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta tornava obrigatória, e não apenas facultativa, a divulgação na internet das notas fiscais e recibos dos gastos com a verba indenizatória de cada um dos parlamentares.

A Mesa Diretora da CLDF entendeu, apesar da manifestação da CCJ, que o assunto era de iniciativa exclusiva da própria Mesa. Com isso, arquivou a proposta de Chico Leite, mas ficou mal na fita, pois a sociedade brasiliense clamava por transparência dos gastos. O deputado queria, então, que a decisão fosse para o Plenário da Câmara. Qual a saída encontrada? Aprovar Ato da Mesa que significou, na prática, o atendimento de tudo aquilo que estava no projeto de Chico Leite. O deputado viu triunfar mais uma de suas propostas moralizadoras, mesmo que sob o manto de Ato da Mesa Diretora.

Para o eleitor, para aquele que paga as despesas dos deputados distritais, o que importa é que haja transparência. Seja sob o manto de uma lei aprovada por Chico Leite ou por Ato da Mesa.

Agora resta vigiar para que o Ato não se torne letra morta.