Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

As bicicletas do Senhor Governador

Segunda, 14 de maio de 2012
Parece piada, mas não é. Lembram-se que no final de agosto de 2011 trezentas bicicletas foram “doadas” —e no mesmo dia tomadas— dos alunos da rede pública de ensino em solenidade festiva no Recanto das Emas (DF)? Fizeram um verdadeiro auê, com imprensa, TVs, batalhão de comissionados e até mesmo o governador Agnelo se exibindo em cima de uma bicicleta. Havia inclusive da patacoada a participação do na época ministro da Educação, Fernando Hadad. Dias depois, em 19 de setembro, a TV Globo e a imprensa de um modo geral noticiaram de que também foram enganadas, pois a doação das bicicletas era de “mentirinha”.

O governo Agnelo, trapalhão como é —o governo, o governo— deu a desculpa de que as bicicletas seriam logo devolvidas aos “presenteados” alunos da rede oficial, que deveriam se submeter a um rápido treinamento de trânsito. Os “presenteados” são alunos que residem a até sete quilômetros da escola em que estudam.

Até hoje, 14 de maio de 2012, oito meses e meio depois daquela simulação (ou manipulação?) os alunos estão a ver navios, pois bicicletas nunca mais eles viram.

Enquanto isso, as bicicletas se estragam amontoadas no depósito da Secretaria de Educação, no SIA (Setor de Abastecimento e Indústria).

Talvez considerando complexa de mais para a competência do seu governo, Agnelo Queiroz, só em 10 de abril último assinou o decreto número 33605 de 2012, publicado no DODF de 11 de abril, autorizando a doação das bicicletas e dos capacetes. O programa “Caminho da Escola – Bicicleta Escolar” continua como o outro caminho, “o novo”. Perdidinho.

Notem o seguinte: Depois de quase nove meses da falsa entrega, o governador decreta que o secretário de Estado da Educação do Distrito Federal definirá em portaria específica:

I - os critérios de seleção e de habilitação dos alunos a quem as bicicletas e capacetes serão doados;
II - a relação dos bens inventariados que serão doados;
III – a metodologia de entrega dos bens doados;
IV – a lista dos contemplados

E aí os alunos do Recanto das Emas descobrirão que foram mais uma vez passados para trás. Observe-se que o secretário de Educação é que irá definir “a quem as bicicletas e capacetes serão doados”. Mas as 300 bicicletas já foram doadas no final de agosto do ano passado. Ou não foram? Que governinho enrolado! Ou enrolão?