Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Associação de procuradores defende PGR em nota pública

Sexta, 11 de maio de 2012
Da Agência Brasil
Débora Zampier, repórter
A associação representativa dos procuradores da República divulgou nota em apoio aos integrantes da Procuradoria-Geral da República que trabalharam nos desdobramentos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. Segundo a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a estratégia de segurar a primeira apuração permitiu que fossem reunidas mais provas contra os acusados.

A nota cita nominalmente o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, a subprocuradora-geral, Claudia Sampaio Marques, mulher de Gurgel, e os procuradores Daniel de Resende Salgado e Lea Batista de Oliveira. O documento é assinado pelo presidente em exercício da entidade, Gustavo Magno Albuquerque.

“Sua estratégia de atuação e preservação das investigações desvelou o alcance do esquema criminoso liderado por Carlinhos Cachoeira [o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, suspeito de comandar uma rede de exploração de jogos ilegais]”, diz a nota, lembrando que as operações resultaram na abertura de quatro inquéritos no Supremo Tribunal Federal e no recebimento de denúncia pela Justiça Federal em uma ação penal envolvendo 80 réus.

Segundo a ANPR, os ataques contra a PGR “desconsideram que o procurador-geral da República lidera uma instituição chave na defesa da probidade na utilização dos recursos públicos”, valores que, segundo a entidade, têm nos procuradores da República “defensores infatigáveis”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Leia a seguir a nota da ANPR

Operações Vegas e Monte Carlo: ANPR apoia PGR e procuradores da República
10.05.2012
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) expressa o apoio dos membros do Ministério Público Federal ao procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, à subprocuradora-geral da República Claudia Sampaio Marques e aos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Lea Batista de Oliveira, participantes das operações Vegas e Monte Carlo.
A atuação dos referidos membros na condução de tais operações deu-se em estrita obediência ao que a Constituição atribui ao Ministério Público. Sua estratégia de atuação e preservação das investigações desvelou o alcance do esquema criminoso liderado por Carlinhos Cachoeira. Merece destaque o fato de que a atuação do MPF nas referidas Operações gerou a instauração de quatro inquéritos no Supremo Tribunal Federal e o recebimento de denúncia pela Justiça Federal, estando a ação penal - contra 80 réus - em fase avançada de reunião de provas.

​Ataques recentemente veiculados desconsideram que o procurador-geral da República lidera uma instituição chave na defesa da probidade na utilização dos recursos públicos e da gestão idônea em todas as esferas governamentais  ̶  valores especialmente caros à República e à Democracia, pelos quais a sociedade clama e que têm nos procuradores da República defensores infatigáveis.

​ O procurador-geral da República é protagonista de marcos da evolução do Estado de Direito brasileiro, como a sujeição à Justiça de poderosos integrantes de esquemas criminosos. A adequação de sua conduta foi destacada nesta quarta-feira, 9, pelos ministros do STF, a mais alta corte da República, cujos integrantes têm prerrogativas idênticas às do procurador-geral da República.

​Dessa forma, a ANPR reitera e reforça o apoio integral dos procuradores da República de todo o Brasil ao procurador-geral da República e aos diligentes e hábeis procuradores participantes das referidas operações.

Gustavo Magno Albuquerque
Presidente em exercício da ANPR
Procurador da República