Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 5 de maio de 2012

Avançam negociações para utilização de subprodutos do sisal

Sábado, 5 de maio de 2012
 Sisal. A planta e a fibra secando. Imagens da internet.
 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Da Tribuna da Bahia
Buscando expandir os usos da planta do sisal [agave] e concretizar projetos revolucionários através do uso da fibra, o secretário da Agricultura [da Bahia], engenheiro agrônomo Eduardo Salles, se reuniu, mais uma vez, nesta quarta-feira (2), com o representante da construtora alemã Apasolar, Bernhard Heming, o engenheiro agrônomo Paulo Guedes, o coordenador do Grupo Sisal da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Emerson Simões, e o superintendente de Atração de Investimentos da Seagri, Jairo Vaz, para avançar e ir muito além da utilização costumeira da planta. As conversas iniciaram-se a partir da edição passada da Fenagro, onde foi demonstrado interesse em desenvolver um projeto de casas populares ecologicamente corretas, utilizando como material principal a bucha do sisal.

Aproveitando o potencial da região sisaleira, a ideia é viabilizar a possibilidade de enviar a bucha para que na próxima Fenagro seja instalada a primeira casa premoldada de fibra de sisal do País. “A ideia é enviar a bucha de sisal prensada em dois contêineres para a França até o final do ano. Lá seriam feitas as paredes premoldadas para montar uma casa durante a Fenagro”, disse o secretário.

Em cada imóvel são utilizados de quatro a cinco toneladas da bucha. As plantas instaladas na França e Etiópia possuem capacidade para construir dez casas com 44 metros quadrados/dia, o que demandaria 40 a 50 toneladas da bucha por dia. Com o incentivo de casas a base de sisal, a intenção é que o governo estadual discuta com o Ministério das Cidades a possibilidade de utilização desse material nas casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Leia mais