Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cachoeira e a Choréia


Sexta, 18 de maio de 2012
Por Ivan de Carvalho

A CPMI que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos, empresários e governos nada tem a perder se investir na busca de laços de interesse entre o contraventor e o ditador-presidente da Choréia do Norte, Kim Jong-un.

            É que a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de Cachoeira contém uma informação surpreendente. Já se sabia que ele é detentor de 49 por cento das ações da Bet Capital. Aliás, Cachoeira recebeu milhões da tal Bet Capital. O que a Receita Federal sabia e só agora caiu no domínio da CPI é que a outra parte da sociedade, em nome da Bet Corporation, está sediada na Choréia do Norte, o mais fechado de todos (já são poucos) os países comunistas do mundo.

            Lá não existe empresa privada, o que, de imediato, sugere a hipótese de que a tal Bet Corporation seja uma empresa de fachada, o que possivelmente coloca o contraventor Carlinhos Cachoeira como suspeito de incluir entre suas atividades a evasão de divisas. Mas não se pode nem deve fazer juízos sem comprovação, ainda mais que existe outra hipótese.

            Quando o “político espantoso” e “querido líder” Kim Jong-il, filho e herdeiro político do “grande líder” Kim Il-sung, morreu, deixou o cargo de ditador para seu filho Kim Jong-un, o caçula da família, um gênio, general de quatro estrelas antes mesmo de completar 28 anos e cuja principal façanha, segundo se conta, sem confirmação ou desmentido – porque o regime não comenta assuntos privados, da mesma forma que os públicos – foi a de haver conseguido visitar incógnito a Disneylândia, nos Estados Unidos.

Isto, se realmente aconteceu, terá sido reconhecidamente uma coisa difícil para Kim Jong-un, tendo em vista sua estranha aparência, semelhante à do pai dele, Kim Jong-il, aquele pelo qual choreanos e choreanas do Norte bem alimentados – o que não ocorre com a grande maioria do povo – afogaram-se em lágrimas e desfizeram-se em faniquitos durante alguns dias, entre a morte dele e a retirada do corpo do altar.

Foi uma verdadeira cachoeira de lágrimas, o que pode ser considerado um indício suspeito, mas sem valor probatório, pois o chefe da defesa do Carlinhos, o competente advogado criminalista e ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, poderia alegar que, na Choréia do Norte, as pessoas tendiam a chorar a morte do ditador por causa do culto à personalidade ou, se isto não bastasse, porque o choro seria compulsório, sob penas severas. Além do mais, o choro seria uma maneira dos puxa-sacos se achegarem ao novo ditador.

Bem, mas voltando ao “nosso” Cachoeira, a CPMI pode eventualmente deparar-se com o possível fato de que a Bet Corporation não seja exatamente a empresa de fechada que se está presumindo que é, mas uma exceção à regra, aberta pelo regime choreano para o ditador Kim Jong-un amealhar uns dólares para matar as saudades da Disneylândia.

Quanto à Delta Construções – empresa que mais tem obras do PAC, espalhadas em todo o país – à qual Cachoeira está ligado por telefonemas grampeados pela Polícia Federal com autorização judicial, a CPMI decidiu ontem pela quebra dos sigilos fiscal e bancário, mas apenas (que vergonha!) em relação às filiais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. O PT e o PMDB agiram para circunscrever o incêndio ao Centro-Oeste. Na semana passada, a Justiça Federal aprovou a quebra do sigilo da Delta Construções em todo o país.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Este artigo foi publicado originalmente na Tribuna da Bahia desta sexta.
Ivan de Carvalho é jornalista baiano.