Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Diário Oficial da Argentina traz publicada a expropriação da YPF

Segunda, 7 de maio de 2012
Da Agência Brasil
Renata Giraldi*
O governo da Argentina publicou hoje (7) no Diário Oficial a decisão de expropriar a petrolífera YPF, administrada pela espanhola Repsol. Pelo texto, 51% das ações da petrolífera ficarão sob responsabilidade estatal em defesa do interesse público e autossuficiência do setor de petróleo. A medida tem 19 artigos.

O texto se refere à preservação no setor do petróleo no que diz respeito à prospecção, exploração, industrialização, transporte e comercialização de hidrocarbonetos. O texto informa ainda que a medida tem o objetivo de garantir o desenvolvimento econômico com equidade social, assegurando a criação de empregos e o aumento da competitividade com desenvolvimento na Argentina.

Além disso, o responsável pela Comissão Nacional de Valores, Alejandro Vanolli, convocou para hoje uma reunião do conselho para implementar as definições da lei, publicada hoje no Diário Oficial.

A expropriação da YPF foi definida pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, no último dia 16. A decisão causou reações negativas e positivas na Argentina e no mundo. Os argentinos apoiaram a medidas por acreditar que representa a defesa da soberania nacional. Os europeus condenaram a decisão que, segundo eles, pode ameaçar a legislação internacional de comércio.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
Edição: Talita Cavalcante