Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Greve da UNB recebe o apoio do Psol/DF

Terça, 22 de maio de 2012
O Psol do Distrito Federal divulgou ontem (21/5) Moção de apoio à greve dos professores da UNB, movimento que já atinge também outras 38 universidades, as IFES —Instituições Federais de Ensino Superior.

Leia a moção:

"A greve dos professores das IFES já foi deflagrada em 39 universidades do país. Nos próximos dias outras dezenas realizarão suas assembleias e deverão deflagrar greve seguindo o calendário do ANDES-SN. Os técnico-administrativos aprovaram indicativo de greve para o dia 11 de junho.

Essa greve é um movimento de resistência dos docentes pelo seu plano de carreira, suas pautas salariais, condições de trabalho e em defesa da qualidade das universidades. Além disso, reflete a insatisfação contra o descumprimento, por parte do governo, do acordo assinado ano passado com a categoria. Apoiamos a greve por que ela é o instrumento para questionar a política econômica do Governo Dilma e os rumos da educação no país.

Tudo isso é visto no cotidiano da UnB. Na ausência de infraestrutura, na minguada assistência estudantil, na escassez de atividades de pesquisa e extensão, prédios inacabados e condições de trabalho precário.A proposta educacional de Lula e Dilma precarizou as universidades e aprofundou a privatização do ensino superior. Ao mesmo tempo a política econômica a serviço dos mercados já destinou até maio R$ 370 bilhões para o pagamento de juros e amortizações da dívida, consumindo 56% de todo o orçamento federal o que afeta diretamente as verbas para o ensino público.

Por tudo isso PSOL-DF apoia incondicionalmente a greve dos professores da UnB e coloca à disposição sua militância para construir no dia a dia a mobilização rumo à vitória do movimento grevista."