Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MPF/GO pretende que SUS ofereça medicamento contra câncer de mama

Segunda, 14 de maio de 2012
O fármaco herceptin (trastuzumabe) não é oferecido aos pacientes que fazem tratamento pelo SUS e possui um custo aproximado a R$10 mil
 
O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) move ação civil pública em desfavor da União, para assegurar a  disponibilidade do fármaco herceptin (trastuzumabe), utilizado para tratamento contra câncer de mama. De acordo com o pedido do MPF/GO, o medicamento deve ser incluído na tabela de procedimentos quimioterápicos do SUS para os portadores dessa doença, em todo o Brasil.

“A necessidade de imediata incorporação do herceptin (trastuzumabe) na Tabela SUS, para tratamento de câncer de mama, é importante porque o medicamento possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo considerado clinicamente seguro, encerra tratamento padrão de câncer de mama e ostenta eficácia terapêutica e custo- efetividade internacionalmente reconhecidos”, avalia o procurador da República Ailton Benedito.

De acordo com o procurador, é preciso assegurar o acesso universal e igualitário aos pacientes do SUS, que dependem desses medicamentos para a manutenção da vida e recuperação da saúde.
 
Fonte: MPF